Modelos de negócio muito tradicionais e que apresentam resultados positivos, no decorrer das décadas, podem chegar a momentos de estagnação. A repetição do modelo funcional é confortável e o receio de fazer algo diferente e não dar certo atrapalham o olhar crítico, fundamental para movimentar uma atualização das propostas.
O CBR - Congresso Brasileiro de Radiologia - é um dos principais eventos da radiologia do país. Tradicional e calcado na excelência científica, dita o comportamento dos profissionais do setor no Brasil, sendo influente na geração de conhecimento. Porém, aos poucos, foi perdendo relevância perante seu público. Sendo assim, o desafio da Nômade foi implementar algo novo, profundo e que pudesse ser absorvido pela instituição de forma plena e genuína.
O codesign nos processos de inovação: do rebranding ao business model
Para que houvesse um reposicionamento e renovação geral no posicionamento e atuação da marca, a Nômade apropriou-se de ferramentas de codesign a fim de criar, desde uma nova identidade visual até alterações no desenho das experiências e formatos do evento. Com um processo em 3 camadas, o objetivo foi proporcionar um encanto maior ao público, gerando mais interação, dinamismo e engajamento, além de uma nova marca.
A criação colaborativa como caminho para a inovação
A Nômade preza muito pela questão social dentro dos processos de criação. Nada se cria sem o auxílio das pessoas, e no projeto para CBR não foi diferente. Todas as conclusões só foram atingidas após muitas conversas com os diferentes públicos do evento e suas necessidades, cruzando com análises de tendências e novos comportamentos em relação a eventos, o contexto do setor e sociedade.
Codesign em 3 camadas
Rebranding
A primeira impressão, muitas vezes, é a que fica, por isso a importância de uma identidade visual que, além de perfeitamente alinhada com os objetivos da marca, comunique aquilo que seja deseja de uma forma nítida e agradável. A Nômade revolucionou a forma com que o CBR se comunica visualmente.
Modelo do Evento
A forma com que o evento em si desenhava-se já não encantava como antes, faltava dinamismo, interatividade e informalidade. Nesta etapa, a proposta da Nômade para revolucionar o congresso foi criar uma programação voltada ao interesse do público, mais atrativa, contemporânea, com atividades lúdicas e ambientes para descompressão e networking.
Modelo de negócio
Parte mais delicada do processo é lidar com o posicionamento da marca perante o mercado, além da atualização na identidade e forma com que o evento acontece, é importante também observar tudo a partir de um modelo de negócio sustentável. Nesta etapa, foram propostas formas de viabilizar economicamente as novidades criadas.
IMPORTANTE!
O Congresso Brasileiro de Radiologia é um grande evento, que reúne muitas pessoas de diversos lugares do Brasil e do mundo e, perante a situação que passamos por conta do Covid-19, estará muito atento em como se adaptar, visto que só acontece no segundo semestre de 2020, em outubro, data que todos esperamos que a situação esteja mais favorável.