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Case Apisul:
Transformação digital
em portfólio de serviços

Os ganhos e desafios da Apisul para implementar um ecossistema de soluções integradas aprimorando sua plataforma de dados.

Especialidade

_ Transformação Digital
_ Design Estratégico
_ UX/UI
_ Mapeamento e Integração de Processos

Resultado

_ Prototipação de plataforma única integrando
   dados operacionais, promovendo centralização
   e simplificação para os clientes.

_ Reforço da autoridade de mercado com
   um ecossistema digital inovador.

_ NPS 90

E quando essa necessidade de transformação é percebida por uma empresa com alta maturidade e reconhecimento de mercado?

Esse é o caso do Grupo Apisul. Os dados estruturais são robustos: 40 anos de atuação no mercado nacional, mais de 1200 colaboradores e outros 2000 postos de atendimento distribuídos no Brasil e 10 filiais comerciais nas principais cidades. Sua oferta de soluções engloba áreas de seguros, gerenciamento de risco, logística, meios de pagamento e sinistros para redução de custos das operações durante as etapas das operações de logística e transporte de carga. Um mercado que demonstra cada vez mais a necessidade de centralização de produtos e serviços, agilidade e eficiência nos processos e diminuição do tempo de operação. 
 

Antes do nosso projeto iniciar, cada uma dessas áreas possuía sua plataforma, o que implicava em uma contratação e implantação mais complexa para os clientes, além de criar muitos fluxos de uso, dispersando os dados dos usuários por diversos sistemas. Foi isso que motivou o grupo diretor a perseguir a estratégia de criação de um ecossistema integrado de serviços e soluções. Um desafio do tamanho do porte e maturidade da Apisul, que precisou olhar para isso de uma forma estrutural, transversal, colocando a tecnologia no papel estratégico central, se tornando um dos projetos mais ambiciosos da empresa.

Pode soar até óbvio falar em transformação digital, o quanto é um avanço necessário no mundo corporativo e uma demanda que aumenta progressivamente. Inclusive, cada vez mais a transformação digital vem sendo atropelada pela influência da IA nos negócios.   Apesar disso, apenas 5% das empresas consideram que utilizam inteligência de dados de uma forma eficaz.

O desafio pode estar na complexidade de reestruturação dos processos que envolvem que essa mudança ocorra e, em muitos casos, uma transformação da mentalidade do C-Level das empresas, que precisa estar aberto para o novo e às resistências que isso traz.

Como materializar essa visão de
ecossistema enquanto solução digital?

A Nômade entrou no projeto com essa missão: fazer com que a estratégia de um ecossistema de soluções se materializasse, entender o que o mercado estava querendo, o que fazia sentido integrar para que fosse oferecido mais valor para os clientes. Nossa proposta de valor de Change Management aliada ao PsicoDesignTech foi acionada para conseguir traduzir essa dor do cliente em funcionalidades de produto e esclarecer todos os processos-chave que são necessários para modelar uma solução de um produto digital.

Para colocar em ação o projeto do ecossistema, criamos um planejamento em sprints com mapeamento dos processos das áreas responsáveis e ações necessárias para a evolução da aquisição no site, plataforma de produto e culturalização da estratégia na Apisul.

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Encontramos a complexidade do ambiente de negócio e do alto nível de detalhe do ambiente de soluções para o mercado e de arquitetura de dados. Foi preciso entender como simplificar e trazer uma visão de objetividade para não ficar preso nessa visão que poderia confundir o desenho da solução. Muito do nosso trabalho foi pegar as soluções robustas que a Apisul já tinha e entender qual é a essência disso, o que de fato o mercado quer e precisa consumir de tudo isso, o que já vem sendo oferecido e como é que a gente modela essa experiência de usuário de uma maneira que o cliente da Apisul perceba que tem ali um novo convite de interação com o produto.

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Aron, sócio-diretor da Nômade.

Foram realizadas diversas entrevistas em profundidade com executivos das áreas, colaboradores da operação e clientes externos (transportadoras de diversos portes e localização). Para análise de mercado, foi feita uma desk research com aprofundamento em dados do segmento, tendências de tecnologia, benchmark dos principais concorrentes e a visão de intérpretes de mercado (fundadores de insurtechs) por meio de entrevistas.  Com o entendimento dos processos da Apisul, foi possível gerar as jornadas dos diferentes tipos de cliente, um blueprint de serviço e como poderíamos criar a integração por meio de um ecossistema.

8 áreas participaram da escuta ativa, que integra a metodologia de design estratégico da Nômade:

01. Seguros de Transportes

02. Cadastro de Motoristas e Central de Monitoramento

03. Comercial

04. Seguros de Frota

05. Direção

06. Comercial

07. Comercial Embarcadoras

08. Reguladoras e ROC

Resolução e transformação

A fase imersiva e de ampla interação com os executivos da Apisul e seus clientes trouxe confirmações que chancelaram toda a intenção de desenvolvimento da estratégia de ecossistema de soluções que a Apisul estava querendo materializar e que foi a origem de todo o projeto. A partir da profundidade de compreensão do contexto, conseguimos automaticamente modelar o protótipo em alta fidelidade de toda a visão do ecossistema de soluções integradas com a orientação de como a solução pode ir a mercado de uma forma inovadora, única e que acompanhe toda a autoridade que a Apisul tem já estabelecida por anos no mercado.​

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O projeto entendeu com detalhamento e amplitude o negócio, as dores, o que poderíamos evoluir. Envolveu várias pessoas. Portal para o cliente é uma inovação total interna. Desafio e ao mesmo tempo orgulho no início de uma transformação."

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Carolina Parcianello, Gerente de Produtos Digitais

Site da Apisul

Proposta de experiência de aquisição 100% digital aumentando escalabilidade.

Plataforma de produto

Jornada estruturada de auto preenchimento das informações;

Lógica de contratação modular e usuário interage apenas com uma única plataforma integrando todos seus dados de operação;


Alta intuitividade e organização do volume de informações.

Antes

Depois

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*Fonte: "Pesquisa da TOTVS aponta que apenas 5% das empresas usam inteligência de dados nos negócios"- ABRALOG (Associação Brasileira de Logística)

Quer saber mais sobre como podemos transformar o seu negócio através da inovação? 

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